Gestão Ambiental promove Seminário para Professores em Marabá/PA

Publicado por: Glícia Favacho



     Em função das obras de pavimentação na BR-230 – Transamazônica, a Gestão Ambiental vem executando uma série de programas ambientais que visam controlar os impactos negativos gerados pelo empreendimento. Atendendo a uma determinação do Plano Básico Ambiental (PBA), o Programa de Educação Ambiental (PEA), de maneira geral, visa fomentar a preservação do meio ambiente na área de influência do empreendimento através da participação dos atores sociais envolvidos em atividades educativas de cunho ambiental. Entre os públicos alvos do Programa estão os Professores da rede municipal de ensino, onde a Gestão Ambiental da BR-230/422/PA vem promovendo desde 2013 Palestras, Cursos e Seminários com temas voltados para Educação Ambiental visando formar multiplicadores.

     Em Marabá, professores da rede estadual de ensino participaram de um Seminário abordando: “Gestão Ambiental no Ambiente Escolar” promovido pela Gestão Ambiental.  Debates e orientações foram ministrados durante toda a manhã pela equipe do Programa de Educação Ambiental com o objetivo de promover o desenvolvimento organizacional e educacional, contribuindo na formação de multiplicadores conscientes e críticos. A atividade teve a parceria da 4ª Unidade Regional de Ensino de Marabá.

     “O trabalho desenvolvido pela Gestão Ambiental traz um novo olhar para a escola, tornando-a atrativa através de projetos onde o aluno se sinta parte dele, contribuindo com o meio ambiente, a cidadania e despertando naquele aluno o prazer de estar na escola”. O reconhecimento da gestora Alcinara Jadão da 4ª URE de Marabá, marcou o encerramento do Seminário.

     Alcinara, que trabalha na área educacional há anos, gerencia 72 Escolas de Ensino Médio, Indígena e Modular, também é responsável pelo Ensino Médio e Fundamental no município de Itupiranga, destaca a importância de repensar e abraçar projetos como esse que sensibilizam as pessoas para que atuem de forma responsável, usando conceitos de Educação Ambiental dentro das escolas. “Agora é só colocar em prática o que foi repassado”, resume a gestora.